ANATOMIA
Figura 1 - Esqueleto de Tiranossauro Rex https://c1.staticflickr.com/3/2232/2452545096_88854ff5f1_b.jpg acessado em 29/11/2014 |
Observando seu incrível esqueleto, seus braços chamam atenção pelo seu pequeno tamanho,em comparação ao restante do enorme corpo. Normalmente, leigos apontam isso como uma falha, um erro. Todavia, isso poderia ser uma vantagem: Correndo atrás de sua presa, ao abocanhar a vitima, toda a energia potencial que ele havia acumulado na corrida vai para a boca,tornando-a ainda mais mortal:Nos terópodes de braços normais, essa energia potencial era dividida entre a boca e as mãos,um desperdício. Além disso, por serem leves, proporcionavam uma grande agilidade ao animal.
Os dentes eram grossos e tinham até 30 centímetros. Feitos especialmente para quebrar ossos. Sua visão era binocular, ou seja, os olhos eram apontados para o mesmo sentido,possibilitando que focasse sua presa.O interior de seu crânio permite dizer que seu olfato, assim como sua visão, eram ótimos. Comparáveis coma de uma águia. No entanto, não tinha muita facilidade em resolver problemas.
Comportamento
É claro que tudo aqui não passa de teoria, já que ninguém teve a oportunidade de analisa-lo vivo. Baseiam-se em cenários pré-históricos. Um bem famoso, que já até foi um capitulo de um seriado sobre dinossauros, foi o do nanotirano. Encontraram um fóssil de tiranossauro com um pedaço do corpo arrancado pelo nanotirano, este,totalmente destruído por patas de Tiranossauro. A conclusão que se chegou foi de que o nanotirano matou o filhote, a mãe(ou pai) ao ver a cena, atacou brutalmente o assassino de seu filho. Seriam bons pais.
Não só analisando fósseis, chega-se a conclusão que viviam em comunidades familiares(pais e filhos) como vemos em leões atualmente. Outro fato que enfortece essa teoria é que se encontra muito facilmente mordidas de Tiranossauros em tiranossauros:Provavelmente eram canibais e portanto, não viviam em bandos. Argumentam também que era um estrategista, já que corria muito pouco para um dinossauro. O pai e a mãe iam juntos para a caça, encurralando sua presa para que não fugisse.
Vivia em toda América do norte, já encontrado no Canadá até México.
Teorias
Há uma discussão na academia sobre sua alimentação: Seria o Tiranossauro um carniceiro? Os argumentos dos defensores dessa tese apontam seu faro incrível como principal argumento, serviram para sentir cheiro de carne apodrecida à distancia. Também falam de seus braços, que seriam inúteis em batalhas. Além disso, sua velocidade baixa também é um argumento.
A maioria dos cientistas acredita no meio termo: Ele caçava, mas também se aproveitava de uma velha carniça encontrada ao acaso.
Mídia
Extremamento
famoso, já apareceu em vários filmes. Gostaria de aproveitar esta parte para
corrigir alguns erros. Talvez o filme mais famoso com sua aparência seja
"Jurassic Park". No filme, O Tiranossauro é mostrado como quase cego,
apenas vendo objetos que se movem. Uma clara mentira, já que tinha uma visão
invejável. Em uma cena também, o Dr, Alan Grant e Alex ficam bem a frente do
grande animal, imoveis para que não os enxergasse. O T-rex cheira os dois e os
ignora. Isso não ocorreria, já que ele também possuía um excelente faro.
No terceiro filme da mesma série, ocorre uma cena de luta entre este e
Espinosauro aegyptiacus. A primeira mordida do
Tirano é bem na garganta do espino. Neste momento, todos os ossos daquela
região seriam destruídos pela boca fortíssima do T-Rex( se não todos os ossos,
o suficiente para mata-lo). É importante lembrar que os dois nunca lutaram, já
que o Tiranossauro vivia na América do norte e o Espinossauro na África,e mesmo
se caso se encontrassem, provavelmente se ignorariam, já que seria muito
trabalhoso matar outro grande terópode, além de ser muito perigoso.
Em filmes mais antigos,o Tiranossauro possuí uma
postura ereta, usando a calda como apoio. É falso,já que a posição correta e
mais benéfica do Tiranossauro Rex é a que se pode ver na figura 1,bem no começa
desta postagem.