sábado, 29 de novembro de 2014

Tiranossauro Rex

    Provavelmente,o mais conhecido dinossauro. Com um nome que impunha respeito, o Tiranossauro Rex (significa lagarto tirano rei) dominava o final do cretáceo. Não fosse o evento cataclísmico que destruiu os dinossauros, seu reinado duraria milhões de anos.Pessoalmente, é meu dinossauro preferido :)

ANATOMIA


Figura 1 - Esqueleto de Tiranossauro Rex
https://c1.staticflickr.com/3/2232/2452545096_88854ff5f1_b.jpg
acessado em 29/11/2014
     Terópode,podia chegar aos 6 metros de altura e 15 de comprimento.O peso estimado está entre 9 e 10 toneladas. Podia atingir 40 quilômetros por hora;uma velocidade muito grande para um ser humano, mas muito lenta para caçar dinossauros. É por causa disso que alguns cientistas acreditam que era carniceiro(discutirei mais disso na parte "Teorias"), outros porem, acreditam que era um estrategista(discutirei disso na parte "comportamento").
  Observando seu incrível esqueleto, seus braços chamam atenção pelo seu pequeno tamanho,em comparação ao restante do enorme corpo. Normalmente, leigos apontam isso como uma falha, um erro. Todavia, isso poderia ser uma vantagem: Correndo atrás de sua presa, ao abocanhar a vitima, toda a energia potencial que ele havia acumulado na corrida vai para a boca,tornando-a ainda mais mortal:Nos terópodes de braços normais, essa energia potencial era dividida entre a boca e as mãos,um desperdício. Além disso, por serem leves, proporcionavam uma grande agilidade ao animal.
    Os dentes eram grossos e tinham até 30 centímetros. Feitos especialmente para quebrar ossos. Sua visão era binocular, ou seja, os olhos eram apontados para o mesmo sentido,possibilitando que focasse sua presa.O interior de seu crânio permite dizer que seu olfato, assim como sua visão, eram ótimos. Comparáveis coma de uma águia. No entanto, não tinha muita facilidade em resolver problemas.
 
Comportamento

   É claro que tudo aqui não passa de teoria, já que ninguém teve a oportunidade de analisa-lo vivo. Baseiam-se em cenários pré-históricos. Um bem famoso, que já até foi um capitulo de um seriado sobre dinossauros, foi o do nanotirano. Encontraram um fóssil de tiranossauro com um pedaço do corpo arrancado pelo nanotirano, este,totalmente destruído por patas de Tiranossauro. A conclusão que se chegou foi de que o nanotirano matou o filhote, a mãe(ou pai) ao ver a cena, atacou brutalmente o assassino de seu filho. Seriam bons pais.

   Não só analisando fósseis, chega-se a conclusão  que viviam em comunidades familiares(pais e filhos) como vemos em leões atualmente. Outro fato que enfortece essa teoria é que se encontra muito facilmente mordidas de Tiranossauros em tiranossauros:Provavelmente eram canibais e portanto, não viviam em bandos. Argumentam também que era um estrategista, já que corria muito pouco para um dinossauro. O pai e a mãe iam juntos para a caça, encurralando sua presa para que não fugisse.
  Vivia em toda América do norte, já encontrado no Canadá até México.

Teorias

   Há uma discussão na academia sobre sua alimentação: Seria o Tiranossauro um carniceiro? Os argumentos dos defensores dessa tese apontam seu faro incrível como principal argumento, serviram para sentir cheiro de carne apodrecida à distancia. Também falam de seus braços, que seriam inúteis em batalhas. Além disso, sua velocidade baixa também é um argumento.

  A maioria dos cientistas acredita no meio termo: Ele caçava, mas também se aproveitava de uma velha carniça encontrada ao acaso.

Mídia 



    Extremamento famoso, já apareceu em vários filmes. Gostaria de aproveitar esta parte para corrigir alguns erros. Talvez o filme mais famoso com sua aparência seja "Jurassic Park". No filme, O Tiranossauro é mostrado como quase cego, apenas vendo objetos que se movem. Uma clara mentira, já que tinha uma visão invejável. Em uma cena também, o Dr, Alan Grant e Alex ficam bem a frente do grande animal, imoveis para que não os enxergasse. O T-rex cheira os dois e os ignora. Isso não ocorreria, já que ele também possuía um excelente faro.
    No terceiro filme da mesma série, ocorre uma cena de luta entre este e Espinosauro aegyptiacus. A primeira mordida do Tirano é bem na garganta do espino. Neste momento, todos os ossos daquela região seriam destruídos pela boca fortíssima do T-Rex( se não todos os ossos, o suficiente para mata-lo). É importante lembrar que os dois nunca lutaram, já que o Tiranossauro vivia na América do norte e o Espinossauro na África,e mesmo se caso se encontrassem, provavelmente se ignorariam, já que seria muito trabalhoso matar outro grande terópode, além de ser muito perigoso.
  Em filmes mais antigos,o Tiranossauro possuí uma postura ereta, usando a calda como apoio. É falso,já que a posição correta e mais benéfica do Tiranossauro Rex é a que se pode ver na figura 1,bem no começa desta postagem.

sábado, 15 de novembro de 2014

Dinossauros

  Inicio aqui as postagens dos seres mais espetaculares que já passaram pelo nosso planeta. Confesso que tirei algum tempo para pensar se esta seria uma postagem isolada ou criaria um novo tema para o blog. Pois bem: Dinossauros serão um tema! Esta, que é uma das coisas que mais sou apaixonado, aparecerá regularmente.

Os dinossauros dominaram a era mesozoica. Esta é dividida em três períodos: Triássico, Jurassico e Cretáceo
   Mas o que exatamente que seria um Dinossauro? Como podemos definir um animal como dinossauro? Para fins didáticos, seguem duas gravuras (a primeira em inglês).
,

Figura 1 - Crânio de Dinossauro
 http://planetdi.startlogic.com/dinosaur_anatomy/images/dinsoaur_skull.jpg (acessado em 11/11/14)

,
Figura 2 - Esqueleto de Dinossauro
http://www.dinodatabase.com/gx/dinoboneT.gif
(acessado em 11/11/14)

   Destaco as principais diferenciações dos dinossauros:
  (Crânio) Fenestra Antiorbital (Exclusiva dos Saurisquianos): Localizada dos dois lados do crânio, entre as narinas e os olhos,  até hoje sua função é motivo de discussão entre os cientistas. Alguns dizem que deixava-o mais leve.
  (Crânio) Junta da mandíbula solta (Exclusiva de Saurisquianos): Note na figura que a parte de cima do crânio está separada da parte de baixo.
  (Esqueleto) Fêmur vertical;
  (Esqueleto) Pescoço em "s"
  (Esqueleto) Crista cnemial na tibia
  (Esqueleto) Abertura entre ossos da cintura
  (Esqueleto) 1 a 3 garras

 Obviamente, os primeiros dinossauros surgiram no triassico, quase no seu final. Começaremos então com esse.

PERIODOS GEOLÓGICOS DO DINOSSAUROS

TRIÁSSICO(250 a 200 milhões de anos atrás)

Figura 3 – Mundo triássico
http://www.avph.com.br/jpg/triassico.jpg
(acessado em 15/11/2014)

    Clima quente e seco. O mundo era formado por uma imensa massa continental chamada Pangeia(ver figura 3).Não havia polo norte e sul como conhecemos hoje. Estes possuíam clima temperado, com florestas e animais vivendo sem ter que se adaptar a temperaturas abaixo de zero. Os primeiros dinossauros carnívoros que surgiram eram pequenos, como o herrerassauro com mais ou menos 1 metro de altura ou o Eoraptor que não chegava a meio metro. Dos herbívoros, cito o Plateossauro, que possuía três metros de altura e até 10 metros de comprimento e o Isanossauro com dois metros de altura e seis de comprimento
  Evidentemente são animais pequenos (principalmente os carnívoros) se comparados a dinossauros do jurássico ou cretáceo. A altíssima quantidade de oxigênio na terra daquela época fez os animais tenderem a crescer.
   O período triássico acabou com uma grande extinção em massa, esta foi mais grave nos oceanos; todos os répteis marinhos foram mortos, com a exceção do plessiosauro e do ictiossauro. 
               

JURÁSSICO(200 a 145 milhões de anos atrás)

Figura 4 – Mundo jurássico
http://www.avph.com.br/jpg/jurassico.jpg
(acessado em 15/11/2014)
        O período jurássico inicia com a fragmentação da Pangeia. O super continente foi dividido em dois: Laurásia ao norte, e Gondwana ao sul (figura 4). Com esta divisão, os primeiros oceanos começaram a se formar. Assim, o clima foi ficando mais úmido. Consequentemente, florestas começaram a proliferar. Com mais vegetação, os dinossauros puderam crescer e, como as florestas, se proliferar pelo mundo.
     É nesse período que os grandes sauropodes se destacam: gigantes como o braquiossauro, diplodoco e camarassauro por exemplo. Também surgem os primeiros terópodes grandes, um bom exemplo é o alossauro.
   Eles demonstram suas primeiras especialidades: estegossauros possuem espinhos na cauda para se defender de predadores, braquiossauros tinham braços maiores que as pernas para alcançar folhas mais altas, além de formas diferenciadas de escolher seus parceiros, como as cristas de um dilofossauro.


CRETÁCEO(145 a 65 milhões de anos atrás)

Figura 5 –Mundo cretáceo
http://www.avph.com.br/jpg/cretaceo1.jpg
(acessado em 15/11/2014)

   O cretáceo começa com a separação mais acentuada dos continentes. A mais evidente é a separação da América do sul da África(ver figura 5). É o período mais quente.  
   É nesse período que os dinossauros viveram o ápice de sua evolução: gigantes como o argentinossauro, possuidores de mandíbulas extremamente fortes como o tiranossauro, dotados de armas especiais utilizadas pelos crocodilos até hoje como o espinossauro aegipticus (explicarei numa postagem exclusiva desse dino em breve) além de uma super inteligência como os velociraptors ou suas variações, ou até mesmo couraças que os defendiam de qualquer mordida, como anquilossauros.
   Infelizmente também é o período de sua extinção. A seta na figura 5 indica o local do choque do asteroide que varreu esses incríveis animais de nosso planeta . Tal choque tornou a terra livre para os mamíferos, até então pequenos seres, terem sua chance de crescerem e desenvolverem. Como mamíferos, devemos nossa existência àquele asteroide. Mas você tem de se perguntar: O que aconteceria se o choque fatal do final do cretáceo nunca ocorresse?


DIVISÃO DOS DINOSSAUROS
                                                  
             
Podemos dividir os dinossauros em duas grandes ordens
SAURISQUIANOS

Dinossauros com ísquio e púbis separados. Tal como a imagem abaixo


 Podem ser divididos em subordens:

·         Terópodes: Dinossauros que andavam nas duas pernas traseiras, além de carnívoros.
Exemplo: Tiranossauro Rex,  Alossauro , Torvossauro, Velociraptor.

·         Saurópodes: Dinossauros que andavam nas quatro pernas ,herbívoros, com um enorme pescoço.
Exemplo: Braquiossauro, Argentinossauro, Camarassauro.



ORNITISQUIANOS

Dinossauros com ísquio e púbis juntos.

Podem ser divididos em subordens:

·         Marginocefalianos: Dinossauros com um escudo na cabeça, esta normalmente apresenta chifres.
Exemplo: Triceraptos
·         Ornitópodes: Dinossauros com bico de pato.
Exemplo: Edmontossauro , Iguanodon.
·         Tireoforanos: Dinossauros blindados .
Exemplo: Estegossauro, anquilossauro.


Tentei resumir o máximo. Postarei no futuro posts exclusivos de certos dinossauros. O primeiro será do Tiranossauro Rex. Espero que gostem J