sexta-feira, 17 de abril de 2015

Carcereiros - Drauzio Varella

   E como uma fênix, eis que retorno das cinzas!
   Foram looooongos quatro meses,mas voltei. Minha ausência se justifica pela faculdade(sim, passei no vestibular.)Quando diziam que eu não teria muito tempo,falavam sério.

 Enfim,ao que interessa. Nesse meio tempo,terminei de ler o livro do doutor Drauzio Varella, o médico mais conhecido do Brasil. Talvez o leitor não saiba, mas ele já trabalhou em presídios(spoiler?),de onde tirou os contos que preenchem este livro.




    O livro é dividido em vários "mini-capítulos" , cada um diz respeito a uma experiencia do doutor enquanto trabalhava em presídios. Alguns focados em eventos muito conhecidos, como a rebelião em Bangu I. É mostrada uma vista de dentro, deste funcionário público(o agente penitenciário) que as pessoas comuns tendem a ignorar.
   Como é lidar com a pressão? o medo?as propostas dos marginais,que pode significar a morte,se algo der errado?
   E os prisioneiros? quais as opiniões de um homem que pode vê-los de tão perto?de conversar com vários deles e entender suas angustias?
   Varella também fala sobre como o sistema funciona, de como os prisioneiros são tratados, quais os erros.
   Confesso que mudei meus pensamentos sobre a situação apos ler o livro.
   Normalmente faço uma mini analise por capítulo,mas como o livro possui vários mini-capítulos,e cada um fala sobre um conto diferente, não o farei desta vez.
  Recomendo o livo para qualquer pessoa interessada. Pois,como o próprio autor diz:

"Para todo problema complexo existe uma solução simples, quase sempre errada"
Drauzio Varella.