domingo, 7 de dezembro de 2014

Ondas

   Num resumo extremamente breve, uma onda é qualquer pertubação que se propaga. Ao jogar uma pedra em um lago, por exemplo,a pertubação do impacto da pedra se propaga,criando uma onda, como se vê na figura 1.
Figura 1 - Ondas na água
Acessado em 07/12/2014
http://arturogoicoechea.files.wordpress.com/2012/02/ondas-en-el-agua.jpg

     Se um barquinho de papel se encontrar próximo da região de impacto, este não sairá do lugar: As ondas não transmitem matérias, apenas energia. Desta forma, o barquinho até sofre oscilações, mas permanecerá em seu lugar.
   Todas as características citadas até agora se aplicam a todas as ondas. Todas são pertubações que se propagam e transmitem energia sem transmitir matéria. 

Podemos agrupar a natureza das ondas em duas:

  •  Ondas mecânicas: São ondas que se propagam pela vibração das partículas que compõem o meio. Exemplificando, imaginemos de novo o cenário do impacto da pedra num lago. Seria possível que existem as ondas se a água não existisse?É claro que não, pois tais ondas precisam de partículas próximas para se propagar.
         O mesmo acontece com o som. O som precisa de ar para se propagar, da mesma forma que ondas do lago precisam do lago para se propagar. É por isso que não há som no espaço. Uma explosão espacial não faria som algum,ao contrário do que se vê em filmes de ficção científica.
    Exemplos:Ondas no mar, ondas sonoras, molas.
  • Ondas Eletromagnéticas: Como o nome acusa, são ondas que se propagam por meio de dois campos perpendiculares entre si.Um magnético e o outro elétrico. Não há necessidade de um meio para se propagar.A luz por exemplo, pode propagar no espaço por ser eletromagnética, independe do seu meio.
    Exemplos:Ondas de rádio, ondas de TV,luz, raios x.

Além da natureza,as ondas também podem ser classificadas quanto à sua direção:
  • Ondas longitudinais: Ondas em que a direção em que vibram suas partículas coincide com a direção de propagação da onda,tal como uma mola.
Figura 2 - Onda longitudinal
Acessado em 07/12/2014
http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/20895.jpg
  • Ondas Transversais: Ondas em que a direção da vibração das partículas é perpendicular à direção da propagação da onda. É o efeito que acontece ao mover uma corda, presa na parede, para cima e para baixo. Todas as ondas eletromagnéticas são transversais.
Figura 3 - Onda transversal.
Acessado em 07/12/2014
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh812NCNqvUCvHkGQINsrll_PXu_LfmzTTeNh0-bnD1VtUu8btKdu02el3KdFzSk4xc4MxLwM0mbrONlZpNeFoPHRSX-0BYoJFssTVI9vS3VYCkS6cUCHxRv36E-Bf6DjpZTPapew2CVFY/s1600/ondx1.jpg
  • Ondas Mistas: São ondas que a partículas vibram longitudinal e transversalmente,ao mesmo tempo. São as ondas que se formam na praia.
Figura 4 - Onda Mista
Acessado em 07/12/2014
http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/20898.jpg

Ocorre ainda,mais uma classificação: A frente de onda.

  • Onda circular. Novamente, o primeiro exemplo desta postagem será útil. A pertubação provocará ondas circulares.

Figura 5 - Frente de onda circular.
Acessado em 07/12/2014
http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/20900.jpg

  • Onda reta: Se ao invés de termos jogado uma pedrinha no lago, houvesse batido com uma régua, o resultado seria ondas de frente reta.
    Figura 6 - Ondas de frente reta
    Acessado em 07/12/2014
    http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/20902.jpg

  • Ondas esféricas. A mais impactante, provoca uma propagação de ondas nas três dimensões.Um exemplo seria uma bomba explodindo.
    Figura 7 - Onda de frente esférica
    Acessado em 07/12/2014
    http://www.lpi.tel.uva.es/~nacho/docencia/ing_ond_1/trabajos_05_06/io4/public_html/sphericalfronts.jpg


 * Ocorrem ainda, mais efeitos de frente de ondas, no entanto,menos importantes. 


    Em várias figuras desta postagem, um sinal foi bem repetido. O "lambda" "λ".O lambda indica o comprimento da onda.Este, normalmente é medido de crista em crista( crista é o ponto mais alto ou mais baixo de uma onda transversa)
   O sinal "A" também apareceu bastante. Ele indica a altura da onda, como se pode ver claramente na figura 3. Peço que o leitor analise tal figura novamente.
   
 Equação

  Há uma equação elementar das ondas.Ela diz que a velocidade da onda é proporcional ao produto do seu comprimento e de sua frequência.

"V=λf"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.