Neste documentário da Discovery,o professor Stephen Hawking analisa nosso universo,apontando teorias físicas que podem provar a inexistência de um criador,ou então que este,no minimo, não criou nosso universo.
Primeiramente,Hawking conta sobre a história que envolve o homem e o universo:Não muito tempo atrás,eclipses eram motivo de desespero;É sabido nos dias de hoje,que não passam do alinhamento entre terra,lua e o sol,porém,naquela época,não se sabia disso,desta forma,os homens empregavam o que fazia sentido para eles - que algum deus provocava isso.De tal modo,quanto mais se tem conhecimento,menos se precisa de um deus para explicar os acontecimentos.
Galileu e Aristarco são citados também.Ambos muito a frente de seu tempo,já entendiam alguns mecanismos do universo que só vieram a atingir a maioria das pessoas muitos anos depois.Aristarco descobriu que a lua orbitava a terra e que a terra,por sua vez,orbitava o sol - Ele havia descobrido que a terra não era o centro do universo!Galileu,mais tarde comprovaria esta teoria.Observando Júpiter e suas quatro luas,ele chegou a conclusão que estas orbitavam o grande planeta.Ora,se as luas não orbitavam a terra,então nem todos os corpos orbitavam a terra.Condenado pela Igreja,Galileu foi forçado a se retratar.
O documentário avança com a explicação do que forma o universo - do que precisamos para cria-lo?Simplesmente de matéria,energia e espaço.No entanto,segundo a teoria de Einstein,Energia e massa são quase a mesma coisa.Ora:
E=MC² - Onde "E" significa energia,"M" significa matéria/massa e "C" significa velocidade da luz.
(Esta importante equação será tema de uma próxima postagem :D)
Desta forma,apenas dois ingredientes são necessários para criar nosso universo.Hawking salienta a necessidade da energia negativa-O universo tem um custo energético muito alto,como paga-lo?A energia negativa responsável por manter o equilíbrio está espalhada no espaço,por isso que ele existe.Talvez seja o único motivo de sua existência.
Mas como o Big Bang aconteceu?Segundo a causa e efeito,algo só pode acontecer,se houver um estimulo de algo(ou alguém).Como o Big Bang aconteceu?
No nível sub atômico,Prótons podem sumir e reaparecer em outro lugar do espaço,desde que seja dentro de seu átomo(a energia o mantêm interno).Se o espaço já foi menor que um protón,talvez esta mesma instabilidade dos prótons pode ter causado a explosão.
Aqui,lembramos dos buracos negros.O professor nos explica que o tempo não ocorre num buraco negro;ele puxa desde a matéria,luz até(de novo) o tempo.A verdade é que a partícula que originou o big bang já foi um buraco negro!As igualdades são muitas.Ambos possuem alta concentração de matéria,um nivel gravitacional altíssimo,e claro,a falta de tempo.O acontecer do tempo que provocou o big bang.E se não havia tempo antes do big bang,não havia como alguém criar o universo!ele simplesmente existe.
Algumas observações:
-Isto é um documentário,não um filme;Não existem spoilers aqui.O que tento fazer é mostrar os pontos mais altos para que o leitor entenda se é isso mesmo que procura e se prepare para as informações mais importantes,além de atiçar sua curiosidade para entender algumas coisas.
-Tentei resumir o documentário aqui,então certas coisas passam batido.Sempre recomendo que você assista o documentário completo.De novo,O que tento fazer aqui é demonstrar do que o documentário se trata.Muitas informações importantes ficam para trás.
- O filme tenta simplificar a física envolvida no processo,mas mesmo assim talvez algumas coisas mais complexas exijam mais atenção e repetições.
A duração total gira em torno dos 45 minutos.Legendas são automáticas e o áudio é predominantemente português brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.